O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do do 57° Festival de Parintins 2024. O boi azul e branco foi anunciado vencedor após apuração das notas dos jurados na tarde desta segunda-feira (01), no Bumbódromo de Parintins.

A conquista representa o tricampeonato seguido do Caprichoso. O boi azul e branco venceu pela 26º vez o Festival de Parintins.

O boi negro do Bairro da Francesa e do palmares (redutos do Caprichoso), é o tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins com o tema “Cultura: o triunfo do povo”. A terceira vitória seguida sobre o boi Garantido foi por 1 décimo de vantagem.

A apuração dos votos dos jurados sobre os 21 itens oficiais que se apresentaram na arena do bumbódromo durante as noites dos dias 28, 29 e 30 de junho, entrando pela madrugada desta segunda, dia 1º de julho, foi na tarde desta segunda. O tricampeonato veio com 1.259,3 pontos.

O bumbá da estrela na testa, abriu as duas primeiras noites de disputas e se apresentou depois do Garantido na noite de domingo (30). Trouxe apresentações luxuosas para as três noites do Festival de Parintins.

Destaque para as alegorias “Dama da Noite”, com 24 metros de altura, de onde saiu a cunhã-poranga Marciele Albuquerque, indígena da etnia Munduruku fez apresentações muito elogiadas nas três noites, superando o favoritismo da “contrária”, Isabelle Nogueira, o mais esperado diante da muita mídia que privilegiou a Cunhã Poranga do Boi Garantido, ex-BBB 2024, nas avaliações dos jurados, o resultado foi igual.

Na primeira noite do Festival, o ritual indígena “Mística Marubo”, apresentado na arena, retratava a transformação de Vimi Peya, xamã Marubo, em falange de jacaré. Além da grandiosidade da alegoria, ela impressionou o público presente no Bumbódromo por conter jatos de água que transformaram a arena em um lago de jacarés.

As apresentações do Caprichoso no Festival também contaram com homenagens a Dom e Bruno – ativistas mortos por grileiros no Amazonas.

Na segunda noite, Beto Marubo, amigo de Bruno, discursou na arena. Boi Caprichoso veio com várias inovações durante as três noites de apresentações no Bumbódromo como nas trocas de alegorias, projeções gigantes com imagens do Caprichoso eram feitas na arena e as surpresas nas transformações nas roupas dos itens individuais.

Conforme o julgamento de nove jurados, distribuídos nos blocos cênico, musical e artístico, o Caprichoso foi vitorioso em duas noites. A segunda deu empate.

Na primeira, a vitória do Caprichoso foi pela diferença de 1 décimo: 419,8 a 419,7 pontos. Foi o resultado que prevaleceu no somatório total das noites.

A festa da Vitória do Boi Caprichoso com sua torcida acontece nesta segunda, no Curral Zeca Xibelão (casa do Caprichoso), em Parintins. Em Manaus, uma festa deve acontecer no sábado (06), no Sambódromo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *