
A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta quarta-feira (12) a ‘Operação Nacional Proteção Integral’, uma ação voltada ao combate de crimes cibernéticos relacionados à pedofilia e exploração sexual infantil. A operação ocorre simultaneamente em 22 estados do país, com o cumprimento de 72 mandados de busca e apreensão. Até o momento, 17 pessoas foram presas.
Em Manaus, um homem foi detido e teve equipamentos como computadores, celulares, pen drives e HDs apreendidos. A identidade do suspeito não foi divulgada. De acordo com a PF, a operação tem como objetivo reunir provas e prender indivíduos envolvidos na produção, armazenamento, compartilhamento e venda de material de abuso sexual infantojuvenil pela internet.
A ‘Operação Nacional Proteção Integral’ é coordenada pela unidade especializada em crimes cibernéticos ligados ao abuso sexual infantil da PF e envolve 340 policiais federais em todo o país.
O nome da operação faz referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/1990), que garante a proteção integral de crianças e adolescentes e assegura a eles todos os direitos fundamentais. A PF reforçou ainda a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no mundo real, ressaltando que a prevenção é essencial para proteger os jovens de situações de abuso e violência.