Prefeitura de Parintins reformula legislação do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Parintins avança rumo à consolidação de uma política cultural mais representativa, transparente e conectada com as necessidades da comunidade artística local: Foto: Arleison Cruz – Secom

A Prefeitura de Parintins realizou na terça-feira (27/5), uma Consulta Pública voltada à reformulação das leis que regem o Conselho Municipal de Políticas Culturais. O encontro foi realizado no Centro do Idoso Pastor Lessa e reuniu agentes culturais, produtores, coletivos, representantes de instituições e demais integrantes da sociedade civil ligados ao setor cultural.

A iniciativa promoveu um diálogo democrático entre o poder público e a classe artística local, com o objetivo de atualizar o marco legal e fortalecer o Sistema Municipal de Cultura, a partir da construção conjunta do Conselho, Plano e Fundo de Cultura.

Durante a reunião, o Agente Territorial de Cultura do MIC no Baixo Amazonas, Orlan Bertrand, destacou a importância da escuta ativa para garantir uma gestão mais participativa.

“Nada melhor do que criar uma lei que atenda as demandas da sociedade artística do que ouvindo quem faz cultura. Parintins mais uma vez se torna referência ao promover esse diálogo com a sociedade civil, avançando na consolidação do Conselho, do Plano e do Fundo de Cultura”, destaca.

A secretária municipal de Cultura, Rozenilce Santos, classificou a noite como um marco para o setor.

“Foi um momento de participação ativa dos nossos fazedores de cultura. Avançamos em deliberações importantes, como a composição das cadeiras do novo conselho. Esse diálogo é fundamental para fortalecer o Sistema Municipal de Cultura”, explica.

Também presente no encontro, o agente cultural, Renner Santos, celebrou o avanço como a concretização de uma antiga reivindicação.

“A efetivação do Conselho Municipal de Cultura é um marco histórico. Estamos discutindo quais setores serão contemplados e envolvidos na construção das políticas públicas para o segmento cultural. É um passo muito importante para a nossa cidade”, disse.

Com essa escuta pública, Parintins avança rumo à consolidação de uma política cultural mais representativa, transparente e conectada com as necessidades da comunidade artística local.

Fonte: Karol Oliveira – Secom

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas realiza repasse de R$ 10 milhões aos bumbás Caprichoso e Garantido

Festival de Parintins 2025: Amazonastur abre chamamento público para a Praça Gastronômica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage