
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar duramente o Irã nesta segunda-feira (16), em meio à crescente tensão entre o regime iraniano e Israel. Por meio de publicação nas redes sociais, Trump afirmou que “todo mundo deve sair imediatamente” de Teerã e condenou o que classificou como “desperdício de vidas humanas” por parte do governo iraniano.
“O Irã deveria ter assinado o acordo que eu sugeri. Que vergonha e desperdício de vida humana. É simples: o Irã não pode ter arma nuclear”, escreveu o republicano, ao mencionar a proposta apresentada por seu governo para encerrar o programa nuclear do país.
Segundo a Casa Branca, o plano previa o fim total do enriquecimento de urânio por parte do Irã, em troca da criação de um consórcio regional para a produção de energia nuclear. Esse grupo incluiria países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, além dos próprios EUA. No entanto, Teerã rejeitou o acordo, justificando que a manutenção do programa nuclear é uma resposta aos ataques israelenses e um direito soberano.
O governo iraniano afirma que sua atividade nuclear tem fins pacíficos e está de acordo com o pacto firmado em 2015 com potências ocidentais — acordo do qual os EUA se retiraram em 2018, sob o próprio governo Trump. Desde então, as negociações entre Washington e Teerã estão suspensas.
O Ocidente acusa o Irã de tentar desenvolver uma bomba atômica, alegação que é negada veementemente por autoridades iranianas.