
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulgou nesta quinta-feira (08/05) o novo Informe Epidemiológico das Arboviroses.
O levantamento está disponível no site oficial da FVS: www.fvs.am.gov.br.
De 1º de janeiro a 8 de maio de 2025, o Amazonas notificou 9.324 casos suspeitos de arboviroses, com 2.624 casos de dengue confirmados, além de 70 de chikungunya, 50 de febre de Mayaro, 8 de zika e nenhum caso de febre Oropouche confirmado até o momento. Também foi registrado um óbito por dengue. Os dados são do Sinan e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Entre os municípios com maior número de notificações estão: Manaus (1.814), Atalaia do Norte (834), Jutaí (625), Envira (608), Ipixuna (581), entre outros.
A SES-AM reforça que casos leves devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e que alterações de pressão arterial, dores abdominais e sangramentos são sinais de risco para dengue, exigindo atendimento emergencial.
A melhor prevenção é eliminar os focos do mosquito transmissor. Para a febre Oropouche, recomenda-se evitar áreas de mata e beira de rio, uso de repelente e limpeza de quintais. Doze municípios amazonenses já oferecem vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos.