Doenças aumentam em Benjamin Constant após suspeita de poluição no Rio Javari causada por descarte irregular de lixo no Peru

Lixo despejado por cidade peruana pode ter poluído rio na fronteira com o Amazonas e afetado saúde da população de Benjamin Constant.
Foto: Divulgação

Foi instaurado um procedimento administrativo pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para investigar a possível contaminação das águas do Rio Javari e seus impactos à saúde da população do município de Benjamin Constant, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

A medida foi tomada após o aumento de relatos de doenças gastrointestinais na região e denúncias sobre o descarte irregular de resíduos sólidos na cidade de Islândia, no Peru, situada às margens do rio, o que pode estar comprometendo a qualidade da água utilizada pelos moradores do município amazonense.

Segundo o promotor de Justiça Alison Almeida Santos Buchacher, responsável pela instauração do procedimento, há indícios de que o despejo de lixo no lado peruano da fronteira esteja afetando diretamente o abastecimento de água em Benjamin Constant. A preocupação maior é com os riscos à saúde pública, principalmente durante o período de cheia, quando o contato com o rio se intensifica.

Como diligências iniciais, o MPAM requisitou à Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) informações sobre possíveis danos na captação de água e as providências tomadas para garantir o fornecimento de água potável à população. Também foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) um levantamento atualizado sobre os casos de doenças gastrointestinais registrados e as ações desenvolvidas para enfrentar a situação.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi oficiada para viabilizar o contato com a pesquisadora Geise Canalez, responsável por um estudo técnico sobre a contaminação do Rio Javari. Paralelamente, a promotoria solicitou à Procuradoria da República em Tabatinga informações sobre possíveis ações civis públicas ou procedimentos já instaurados sobre o descarte de resíduos sólidos em Islândia.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil também foi acionada para apresentar um relatório detalhado das medidas emergenciais adotadas até o momento para minimizar os impactos ambientais e orientar a população local sobre os riscos.

O procedimento do MP segue as diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que determina atuação preventiva e fiscalizatória em políticas públicas voltadas à proteção da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida.

Mulher aplica golpe e furta R$ 1,1 mil via Pix em serviço de frete em Manaus

MC Poze do Rodo confirma ligação ao Comando Vermelho e pede em documento para ficar na ala da facção em presídio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage