
Jair Mendes, 82 anos, revolucionou o Festival de Parintins aos 30 anos. Em 1978, entrava na arena o boi Garantido com movimentos realistas: os olhos abriam e fechavam, a cauda balançava, as orelhas moviam e a boca mexia. Ganhou o apelido de “Boi Biônico”. Mendes ainda não sabia, mas naquele ano, virou mestre Jair Mendes ao fazer história e conquistar o lugar de maior autoridade artística em Parintins (município distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus).
A mesma vida que deu ao Festival de Parintins e também ao boi Caprichoso, que batizou o galpão de artes com o nome do octogenário. Em entrevista para A CRÍTICA, Mendes disse que considera Garantido e Caprichoso como filhos.
“Foi eu que fiz os dois bois. E gosto muito deles. São meus filhos. Ter 82 anos para mim é uma vida que dediquei para começar esse festival folclórico. Em 1978, comecei a fazer o Garantido. E o Caprichoso fiz em 1986. Eu gosto também muito dele, porque colocou o meu nome no galpão. Para mim é uma honra muito grande”, disse mestre Jair Mendes, que antes de ser artista de galpão, aprendeu o ofício de serigrafista no Rio de Janeiro (RJ) e trabalhou com pintura de bolsos de uniformes escolares.
Em 1978, aos 30 anos, revolucionou a arena ao apresentar no Boi Garantido um espetáculo inovador: o lendário “Boi Biônico”, um boi com movimentos realistas, que piscava, mexia a boca, balançava a cauda e movia as orelhas. Sua genialidade elevou a arte do festival, inspirando gerações de artistas, brincantes e apaixonados pelo Boi-Bumbá. Mestre Jair lembra que o boi era feito com a cabeça real de um bovino e o dorsal com perna manca (uma calibrosa madeira). Segundo ele, o boi chegava a pesar 30kg.
“Era pesado demais. Era a cabeça de boi mesmo e o espinhaço era uma perna manca. Tive a ideia de fazer um boi mais leve. Foi então que saiu em 1978 o ‘boi biônico’, esse foi leve e segue belo até hoje. Foi isso que fez eu me tornar tripa dos dois bois. O Caprichoso também é biônico (risos)”, relembrou.
Mestre Jair revolucionou e reinventou a forma de se fazer e brincar o boi-bumbá. Sua genialidade introduziu as grandiosas alegorias no Boi Garantido e no Festival, nos anos 70 e 80. Já naquela época, suas singelas invenções apontavam para as grandes e sofisticadas alegorias e efeitos especiais que se transformariam na matéria-prima fundamental para o sucesso da festa, que elevou Parintins a um dos maiores festivais folclóricos do mundo.
Não existe um número oficial de alegorias feitas por mestre Jair Mendes, ele próprio calcula mais de 100 ao longo de anos como artista de galpão. Mendes revelou que no início a equipe dele era composta por dez trabalhadores e as alegorias mediam aproximadamente 4 metros de altura por 3 de largura. Nada comparado com as monumentais alegorias da atualidade, que chegam a quase 20 metros. Ele tem um carinho por duas criações.
“No Garantido foi um Lindolfo (Monteverde), grande e que trouxe o garantido nas palmas das mãos e deixou o boi Garantido no chão da arena há 20 anos. Eu considero no Caprichoso a alegoria de uma lenda amazônica: ‘Acauera de Fogo’, nos anos 90. Um pássaro que veio de cima da arquibancada e pegou um pescador, que era o Markinhos (Azevedo). A ave pegou e levou para o alto. Foi lindo demais”, relembrou mestre Jair. Na lenda do povo que habita o rio Andirá, Acauera é uma ave metade leão e harpia.
Mestre eterno e visionário que transformou para sempre o Festival de Parintins. Seu talento e criatividade brilharam nos dois Bois, Garantido e Caprichoso, deixando uma marca inapagável na cultura popular.
Seu legado permanece vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de aprender com ele e na grandiosidade do festival que ajudou a transformar. Que sua jornada siga iluminada e que seu reencontro no céu seja de festa, ao som dos bois que tanto amou.
Despedida do Mestre
Em Manaus, o Boi Caprichoso prestou homenagem ao Mestre Jair Mendes, relembrando sua trajetória e sua contribuição para a cultura popular amazônica.
Em Parintins, Mendes foi recebido pelos dois Bumbás caprichoso e garantido ainda no aeroporto, com as diretorias, itens, torcedores dos bois e admiradores que seguiram em carreata até os lugares importantes que fizeram parte da vida de Jair Mendes.
No curral do boi Garantido, momentos de despedidas e emoções marcaram a passagem de mendes
Repercussão nacional
A morte do artista repercutiu na mídia do Brasil inteiro inclusive na CNN Brasil, confira a reportagem:
Descanse em paz mago do festival de Parintins, o eterno mestre Jair Mendes