O órgão federal fiscalizou fantasias dos ítens povos indígenas e alegorias nos galpões dos bois Garantido e Caprichoso. Os Bumbás de Parintins têm investido em materiais sintéticos cada vez mais parecidos com as penas reais em substituição às antigas que causavam danos à avifauna.

Não foram encontradas irregularidades durante a inspeção, sem portanto a necessidade de autuação para ambas as agremiações folclóricas.

“Ambos têm respeitado a legislação há anos. Já estive em diversas oportunidades realizando essas vistorias e mais uma vez constatamos que os Bois de Parintins respeitam a legislação e a fauna amazônica’, afirmou o Superintendente do Ibama, Joel Araújo.

O Ibama disponibilizou material de divulgação da sua campanha educativa como cartazes, folders e adesivos. A ação faz parte da Campanha “Não tire as penas da vida” que visa informar sobre a confecção de artesanatos feitos com partes de animais silvestres e a necessidade de proteção da biodiversidade amazônica.

A campanha está sendo realizada em antecipação ao 57° Festival Folclórico de Parintins que acontece nos dias 28, 29 e 30 desse mês de junho. A festa, é o maior teatro a céu aberto do mundo que exalta a cultura popular brasileira em três noites.

informação: Ibama/am

Foto: Ibama/am

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *