Isabelle Nogueira será destaque da Acadêmicos do Tucuruvi e “usará” o Manto Tupinambá em grafismos

Foto(s): Alessandra Almeida

A cunhã poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, postou em suas redes sociais, como será o traje que desfilará, neste sábado (1/3), na Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, que tem como enredo “Assojaba – A busca pelo manto”. O destaque da “fantasia” de Isabelle, além da indumentária do artista parintinense Rafael Andrades, são os grafismos indígenas feitos com jenipapo por Thais Kokama e Amadeu Teixeira Sateré Apurinâ.

Depois de mais de 300 anos exposto no Museu da Dinamarca, um dos Mantos Tupinambá retornou ao Brasil no início do segundo semestre de 2024, e está atualmente na biblioteca do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O objeto raro e sagrado do povo Tupinambá foi levado à Europa em 1644, onde permaneceu até julho de 2024, quando foi repatriado. O manto é uma peça com cerca de 1,20 metro de altura, por 80 centímetros de largura.

Representatividade

De acordo com Isabelle, que será destaque da Escola paulista, a Acadêmicos do Tucuruvi cantará e contará para o mundo, sobre a força e ancestralidade do Manto Tupinambá, com um samba enredo forte e muito representativo.

“Manto Tupinambá, tecido com penas e ancestralidade, não é apenas um artefato, mas um grito de resistência que atravessa séculos, clamando pela memória e pela dignidade dos povos originários. Na minha pele eu não carrego apenas pinturas mas grafismo que gritam resistência e existência” afirmou.

A Acadêmicos do Tucuruvi será a quinta a desfilar neste sábado (1/3), no segundo dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi. O desfile vai falar sobre vestimentas sagradas dos indígenas tupinambás, que foram levadas do Brasil para serem expostas em museus no exterior.

O tema foi desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Nicolas Gonçalves, com pesquisa do enredista Vinicius Natal.

O samba de enredo é de autoria dos compositores Macaco Branco, Prof. Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcelo, Denis Moraes e Marcelo Faria.

Significado dos grafismos pintados no corpo de Isabelle

-Braço: Arara; representa bons voos.
-Barriga (e coxa costa)Ponta da flecha;
proteção e determinação.
-Coxa: Tipiti; Força e Resistência.
-Costa: Penas Vermelhas de Guará do Manto Tupinambá; Conexão Ancestral.

Fonte: Chris Reis

Adolescente grávida é resgatada após abusos e agressões no Amazonas

Policiais “Power Rangers” prendem homem durante carnaval de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage