
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves participou, nesta segunda-feira (10), do início da campanha Março Lilás e Amarelo, em alusão ao mês de conscientização ao câncer do colo de útero e endometriose, na quadra da Escola Irmã Cristine. O evento faz parte do calendário de ações da semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado (08).
Além da vice-prefeita, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, servidores da área da saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde. O momento reuniu atendimentos médicos e de enfermagem, como consultas e exames preventivos, além de vacinação para o público feminino presente.
A vice-prefeita, Vanessa Gonçalves, enfatizou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças, e reforça o atendimento especializado que está presente nas UBSs tanto da zona rural quanto da zona urbana.
“O Dia D de Saúde da Mulher tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção, que continua sendo o melhor caminho para combater doenças como o câncer do colo do útero e a endometriose. As UBSs estão de portas abertas, prontas para oferecer exames preventivos e orientações médicas. Agradeço ao secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, pelo apoio, garantindo que as UBSs estejam preparadas para acolher nossas mulheres. E agradeço também o compromisso do prefeito Mateus Assayag e a parceria da deputada Mayra Dias, que têm contribuído para fortalecer a saúde feminina em nosso município, incluindo projetos como a implantação de uma UBS voltada exclusivamente para as mulheres de Parintins.” destacou Vanessa.
O câncer do colo do útero continua sendo um dos mais incidentes entre as mulheres no Amazonas, superando, inclusive, o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, apresenta altas taxas de cura — o que reforça a necessidade da realização periódica de exames preventivos e da vacinação contra o HPV.
Já a endometriose — uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora dele — afeta significativamente a qualidade de vida das mulheres, causando dor pélvica, infertilidade e outros sintomas. Embora não tenha cura, a doença pode ser tratada e controlada por meio de mudanças nos hábitos alimentares, uso de medicações específicas e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos.
A campanha Março Lilás e Amarelo seguirá ao longo do mês com ações educativas, palestras e serviços de saúde, reforçando o compromisso em promover o bem-estar e a saúde integral das mulheres em Parintins.