O Ibama iniciou a campanha NÃO TIRE AS PENAS DA VIDA 2024, em Manaus, no dia 14 de junho, na semana que antecede o Festival Folclórico de Parintins, no interior do Amazonas e agora inicia as atividades na cidade.
Desenvolvida há 23 anos pelo Ibama, a campanha tem a finalidade de prevenir e combater ilícitos ambientais durante as festas folclóricas no estado do Amazonas, principalmente no Festival Folclórico de Parintins.
O superintendente do Ibama/AM, Joel Bentes Araújo Filho, afirmou que a campanha tem uma mensagem clara para incentivar as pessoas a não comercializar, não utilizar e não adquirir artesanatos feitos com partes de animais silvestres.
“A campanha visa informar e sensibilizar a sociedade a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato feito com partes de animais silvestres, como penas, dentes, couro e garras. Essas partes dos animais se transformam em brincos, colares e outros adornos”, explicou.
Hoje, por meio de leis e trabalhos de conscientização e fiscalização, os eventos folclóricos não utilizam penas de aves silvestres. Mas, ainda são encontrados no comércio artesanatos e enfeites com partes desses animais.
“Estamos atuando com muito rigor contra o turismo que adota práticas ilegais com a utilização da fauna, como a caça e o tráfico de animais silvestres.”, alertou o Superintendente.
Ontem (18), foram fixados cartazes em locais estratégicos com ampla circulação para fácil visualização por visitantes e populares da cidade.
A campanha continua neste dia 19 de junho com duas palestras no Colégio Batista de Parintins pela manhã e na Escola Estadual Senador João Bosco pela tarde.
Joel Ressalta a importância de levar a educação ambiental para as crianças e jovens através de palestras nas escolas.
“As crianças serão os futuros gestores, e com isso, estamos investindo na conscientização das pessoas, queremos tocar as pessoas, expondo, sem dissimular, essa realidade triste, que é provocada pelo uso partes de animais silvestres na confecção de artesanatos.”, comentou.
Haverá palestras ainda na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
A campanha do Ibama será exibida durante os intervalos do Festival de Parintins que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. Também será exibido em locais frequentado por turistas, como aeroportos, lojas e restaurantes.