imagem: BNC
O presidente Luís Inácio Lula da Silva está se organizando para participar do 57º Festival Folclórico de Parintins, no fim do mês de junho. A informação foi passada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em solenidade realizada, na manhã do dia (5/06), em Brasília, com a presença do presidente do Boi Garantido, Fred Góes, e do boi contrário.
Lula visitou o festival de Parintins, em 2003, ainda no seu primeiro mandato presidencial.Na solenidade, os Correios e a Petrobras anunciaram o repasse de R$ 12 milhões para o Festival Folclórico de Parintins deste ano, o maior da história.
Os recursos foram garantidos graças à articulação do deputado federal Saullo Vianna (União-AM), iniciada no Festival de Parintins do ano passado, quando o parlamentar convidou o hoje ministro do Turismo, à festa.“Um aporte desse, que vem do Governo Federal, com 12 milhões de reais, com 10 milhões vindos do Ministério do Turismo, isso nos dá uma tranquilidade para quem faz espetáculo. Nós fazemos, na realidade, 15 horas de espetáculo durante três dias, cada boi, sete horas e meia. Então, são custos muito elevados, porque é um formato que só existe no em Parintins, um formato muito grandioso. E esse aporte do Governo Federal revela a preocupação de uma gestão em que a cultura também está em perigo. Eu acho que saúde é super importante, educação é super importante, mas a cultura também é importante, porque é ela que nos dá certeza, de alegria, de alegria pela autoestima de tudo o que acontece, principalmente na área artística”, afirmou Fred Góes.
Ainda sobre a ajuda que o governo dá aos bois de Parintins, o presidente do Garantido finalizou, citando o poeta Ferreira Gullar. “Como diz o poeta, a arte existe porque a vida não basta. E Parintins é pura arte”, finalizou Góes.
Informação: Assessoria do Dep. Saulo Vianna