
O vereador Nabil Bonduki (PT) apresentou na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei para instituir o programa “Ainda Estamos Aqui”. O objetivo é promover a alteração de nomes de logradouros e equipamentos públicos que homenageiam pessoas associadas à prática de graves vi0lações de direitos humanos na dit4dura militar.
A proposta prevê que títulos de ruas, avenidas e praças, por exemplo, que reverenciam t0rturadores sejam trocados por condecorações a vítimas do período de vi0lência do Estado. A advogada Eunice Paiva (1929-2018) e o marido, o ex-deputado Rubens Paiva (1929-1971) estão entre as figuras contempladas.
“A personagem central do filme Ainda Estou Aqui, interpretada por Fernanda Torres na obra de Walter Salles, dará nome a uma praça no Itaim Bibi, atualmente chamada Augusto Rademaker Grunewald. Já o parlamentar, que foi preso, t0rturado e ass4ssinado por agentes do DOI-Codi em 1971, passará a dar nome à atual Avenida Presidente Castelo Branco”, explicou o parlamentar.
De acordo com o projeto de lei, outras mulheres que tiveram familiares m0rtos pelos aparelhos de repressão serão agraciados: Egle Vannucchi Leme, Esmeraldina Carvalho Cunha, Marli Pereira Soares e Zuzu Angel. Personalidades de destaque na luta pela democracia, como Dom Paulo Evaristo Arns e o deputado Ricardo Zarattini Filho, também terão os nomes em pontos da capital paulista.
Informação: Metropoles